Vantagens de contratar um aprendiz

7 benefícios do jovem aprendiz para a empresa

Descubra como contratar um jovem aprendiz é importante tanto para o crescimento do seu negócio quanto para a transformação social.

 

Tornar a sua empresa mais jovem e diversa, combater o trabalho infantil, desenvolver jovens a partir dos valores do seu negócio e ainda contar com incentivos fiscais: essas são algumas das vantagens de contratar um jovem aprendiz. 

Mas não para por aí! Esse modelo de contratação tem sido cada vez mais valorizado no mercado, porque beneficia não só as empresas e os adolescentes e jovens aprendizes, mas também a sociedade como um todo, ajudando a transformar o mundo do trabalho e a criar um futuro melhor para milhares de pessoas. Continue lendo para saber mais. =)

 

1. Cumprir a Lei da Aprendizagem

 

Também conhecida como Lei do Aprendiz, a Lei n. 10.097/2000 proporciona um caminho mais seguro e acolhedor para adolescentes e jovens (entre 14 e 24 anos) e pessoas com deficiência terem uma oportunidade de entrar no mundo do trabalho ao mesmo tempo que mantêm o vínculo escolar. 

Empresas de médio e grande porte devem fazer a contratação de aprendizes em parceria com uma instituição formadora, como o CAMP Pinheiros, para garantir que o processo de desenvolvimento profissional seja completo, incluindo atividades teóricas e trabalho prático. Ah, pequenas e microempresas podem (e devem) contratar aprendizes também, viu? 😉

Para entender como a Lei da Aprendizagem se aplica ao seu negócio, quantos aprendizes você precisa ter em seu quadro de colaboradores e colaboradoras ou quais são os direitos e deveres de cada uma das partes, acesse a nossa matéria Guia atualizado sobre a Lei da Aprendizagem.

Vantagens de contratar um aprendiz

 

2. Promover a responsabilidade social empresarial

 

Que é muito importante as companhias desenvolverem iniciativas para buscar uma gestão sustentável e socialmente responsável a gente já sabe, né? E contratar adolescentes e jovens aprendizes é uma das ações possíveis para garantir que a sua empresa esteja colaborando com as demandas da sociedade e voltando os seus esforços para causar um impacto positivo na comunidade ao redor. 

Essa é uma das formas de ajudar adolescentes e jovens, na maioria das vezes em situação de vulnerabilidade social, a conseguir um emprego e se dedicar aos estudos ao mesmo tempo, contribuindo não só para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas mas também para mudar as diferentes realidades socioeconômicas do País. Isso sem contar que desenvolver esses adolescentes e jovens valoriza o capital humano da sua empresa, além de apoiar projetos como o do CAMP Pinheiros.

3. Abrir espaço para a inovação

 

Por estarem vivendo, em sua maioria, a primeira experiência de trabalho, adolescentes e jovens aprendizes demonstram disposição e vontade de contribuir ao máximo com as equipes.                Além de contar com uma energia renovadora, a empresa pode disseminar essa motivação entre colaboradores e colaboradoras, gerando mais engajamento e cooperação. 

Aprendizes também costumam ter uma experiência maior com a tecnologia e com as gerações mais jovens, trazendo novos pontos de vista e soluções inovadoras para questões do dia a dia.

4. Aumentar o reconhecimento da sua empresa no mercado

 

Iniciativas de responsabilidade social geram mais visibilidade e uma percepção positiva do público no que diz respeito às marcas. No cenário atual, em que cresce a competitividade no mercado e os clientes se mostram cada vez mais seletivos, ser uma empresa engajada em causas sociais é um diferencial importante em relação a concorrentes. Investir em ações como o Programa de Aprendizagem também pode servir de exemplo para outras empresas, gerando um efeito conjunto para a transformação real.

5. Desenvolver profissionais para a sua empresa

 

Contratar adolescentes e jovens aprendizes é ter a oportunidade de formar profissionais de acordo com a cultura e os valores do seu negócio, pois, em geral, são pessoas que não carregam costumes e padrões de trabalho adquiridos em experiências anteriores. 

Essa abertura também torna possível criar um plano de carreira e desenvolver o aprendiz pensando em uma qualificação profissional que atenda às demandas do seu negócio, proporcionando um crescimento mútuo entre aprendizes e empresa.

6. Formar uma equipe mais plural

 

Oferecer um modelo de contratação diversificado e alternativo ao ingresso tradicional no mercado de trabalho atinge pessoas que não teriam a oportunidade de estar na sua empresa por outros caminhos. E isso é ótimo: garante maior representatividade nas equipes e torna possível receber perfis de grupos minorizados, o que permite acelerar o processo de diversidade e inclusão no momento de selecionar candidatos e candidatas.

7. Tornar-se uma empresa parceira do CAMP Pinheiros

 

O CAMP Pinheiros é uma instituição sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens desde 1978 e já ajudou mais de 1.000 empresas a inserirem mais de 19 mil jovens no mundo do trabalho por meio do Programa de Aprendizagem. Além disso, desenvolvemos projetos sociais pensados para jovens, adultos e idosos que já impactaram a vida de mais de 60 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Conheça os benefícios para empresas que contratam jovem aprendiz com o CAMP Pinheiros:

  • Contratação semanal de aprendiz com início imediato.
  • Triagem e encaminhamento de candidatas e candidatos previamente qualificados.
  • Desenvolvimento de aprendizes conforme o perfil da sua empresa.
  • Suporte para pessoas gestoras.
  • A sua marca associada a um programa social de política pública reconhecido.
  • Protagonismo no desenvolvimento socioeconômico do País.
  • Facilitação no Programa de Aprendizagem.
  • Oferecimento de conteúdos teóricos alinhados às práticas da sua empresa.
  • Imersão na missão e nos valores do seu negócio.
  • Bandeira de empresa apoiadora dos demais serviços e programas do CAMP Pinheiros com famílias, adultos e idosos.
  • Um passo a mais para a certificação ESG.

 

Vantagens de contratar um aprendiz

 

Quer contratar um aprendiz? Vem com o CAMP Pinheiros!

 

Faça como mais de mil empresas e comece uma parceria com o CAMP Pinheiros.

Ser uma empresa parceira significa apoiar a luta por uma sociedade mais diversa e inclusiva por meio do nosso Programa de Aprendizagem e mais de 10 projetos sociais em diferentes áreas de atuação.

Mais do que ampliar o acesso de adolescentes e jovens aprendizes ao mundo do trabalho, o nosso programa contribui para a autonomia, a independência financeira e o desenvolvimento vocacional desses jovens. Além disso, realizamos um trabalho de capacitação completo, em que esses talentos já entram preparados para atuar nas empresas.

Apoie os nossos programas e ajude o CAMP Pinheiros a continuar transformando vidas a partir da valorização da cidadania, do conhecimento, da transparência nas ações e da responsabilidade social.

Conecte a sua empresa ao CAMP Pinheiros! =)

Vamos Conversar?

 

Fale com a nossa equipe, tire as suas dúvidas e comece essa parceria. Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 3814-1402 ou preencher o nosso formulário.

Faça parte e transforme vidas!

 

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.