8 Tendências para o mercado de trabalho em 2021/2022

8 tendências para o mercado de trabalho em 2021/2022

Trabalho remoto,  competências comportamentais e diversidade e inclusão. Conheça algumas das tendências para o mercado de trabalho que estão em alta para 2021 e 2022.

A pandemia de 2020 impactou o mundo de diversas formas, mas nem todas elas foram negativas.

No mundo do trabalho, as mudanças foram bem significativas: a forma usada até então já não mais se adequa às novas modalidades e, com o avanço da tecnologia e inclusão social, novas tendências ainda virão.

Saiba quais são as 8 tendências para o mercado de trabalho em 2021 e 2022 e esteja preparado. 

 

Trabalho remoto e jornada híbrida


Apesar de ter sido uma forma de trabalho adotada inesperadamente por diversos setores, o
home office veio para ficar. 

A jornada de trabalho flexibilizada e a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet fez com que fosse possível a contratação de pessoas em diversas partes do país ou do mundo de forma 100% digital, trazendo mais diversidade e inclusão para dentro das empresas.

Já com a jornada híbrida, as empresas intercalaram o home office com alguns dias trabalhados dentro do ambiente empresarial, dando mais liberdade para os funcionários e otimizando custos de locação de imóveis.

8 Tendências para o mercado de trabalho em 2021/2022

 

Competências comportamentais


De acordo com o
Guia Salarial Robert Half, as competências comportamentais (soft skills) serão grandes tendências para o mercado de trabalho em 2021 e 2022. Entre elas, as destaques são:

  • Adaptabilidade
  • Agilidade
  • Comunicação
  • Inovação
  • Pensamento estratégico


Os recrutadores deverão olhar ainda mais para as
soft skills dos candidatos, uma boa hora para uma autoavaliação e descobrir onde é necessário de aprimorar.

 

Inclusão social e diversidade


A promoção da diversidade e da inclusão social dentro das empresas é um assunto que está muito em pauta atualmente. Sendo assim, é natural que seja uma das tendências para o mercado de trabalho em 2021 e 2022.

Uma empresa que invista em diversidade e inclusão promove um ambiente com diferentes pontos de vista em relação à ideias e percepções, fazendo com que estratégias distintas sejam criadas e, consequentemente, novos resultados alcançados.

Também, faz com que a equipe se sinta motivada, aumentando a lucratividade. Além disso, uma empresa diversificada contribui para uma melhor imagem da corporação, mostrando-se livre de preconceitos. 

8 Tendências para o mercado de trabalho em 2021/2022


> Saiba
como promover a diversidade e inclusão em sua empresa.

 

Novas estratégias para reter funcionários


Em um mundo em constante mudança, os objetivos e motivos que fazem um funcionário continuar na empresa também se alteram.

Benefícios como assistência médica, bem como auxílio para a estruturação do home office são algumas das estratégias a serem seguidas para manter os melhores profissionais dentro da empresa.

 

Tempo para aprender


A rotina do ambiente de trabalho é frenética, com várias demandas e projetos a serem entregues. Assim sendo, não é difícil que sobre pouco tempo para treinamentos e aprendizados que possam otimizar o trabalho realizado.

Entretanto, ele jamais deve ser descartado. Atrelar treinamentos a plataformas que colaboradores já usam no dia a dia é uma ótima saída. 

Investir em ensinamentos alinhados às demandas do trabalho e fazer com que o colaborador possa se desenvolver em sua área de atuação é, também, uma das tendências para o mercado de trabalho em 2021 e 2022.

8 Tendências para o mercado de trabalho em 2021/2022

 

Contratação de aprendizes


Uma ótima forma de também promover diversidade e inclusão nas empresas, contratar aprendizes é uma boa forma de inovar e criar oportunidades para as primeiras experiências no mundo do trabalho para adolescentes, jovens e adultos em condição de PCD, inclusive no atual momento em que eles também podem trabalhar em sistema de
home office.

Além disso, existem várias vantagens para empresas que adotam o programa de aprendizagem, como redução da alíquota do FGTS e dispensa de aviso prévio e multa rescisória (desde que respeitados os motivos previstos em lei).

8 Tendências para o mercado de trabalho em 2021/2022


> Saiba mais sobre as
vantagens de contratar um aprendiz.

 

Conheça o CAMP Pinheiros


O CAMP Pinheiros é uma entidade sem fins lucrativos que já ajudou mais de 1000 empresas a inserir mais de 17 mil jovens no mundo do trabalho através do Programa de Aprendizagem, capacitando adolescentes e jovens a se desenvolverem no mercado profissional.

Desde 1978, desenvolvemos projetos que já impactaram a vida de mais de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de projetos sociais voltados para adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Ao se tornar um parceiro do CAMP Pinheiros, sua empresa conta com inúmeros benefícios como:

  • Contratação de aprendiz com início imediato;
  • Triagem e encaminhamento de candidatos previamente qualificados;
  • Desenvolvimento do aprendiz conforme o perfil da sua empresa;
  • Suporte para gestores;
  • Sua marca associada a um programa social de política pública reconhecida;
  • Protagonismo no desenvolvimento socioeconômico do país;
  • Facilitação no Programa de Aprendizagem;
  • Conteúdos teóricos aliado ao aprendizado prático da área de atuação;
  • Aculturamento de acordo com a missão e valores da empresa parceira;
  • Bandeira de Apoiador dos demais serviços e programas com famílias, adultos e idosos;
  • Um passo a mais para a certificação ESG.


Para saber mais sobre nosso programa de aprendizagem e projetos sociais, acesse
nosso site.

Para conversar com nossa equipe de especialistas na Lei do Aprendiz Atualizada, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail corporativo@camppinheiros.org.br, WhatsApp ou preencha o formulário abaixo.

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.