Sustentabilidade corporativa

Sustentabilidade Corporativa – O que é e como fazer?

Mais do que ações pontuais, a sustentabilidade corporativa é uma forma de impactar positivamente o posicionamento da sua empresa a longo prazo. Descubra o que é como inserir essa prática no mundo do trabalho.

No mundo corporativo atual, se preocupar com medidas que possam impactar positivamente a sociedade, o meio ambiente e a economia são formas de criar um diferencial competitivo e se destacar em meio à concorrência.

Pensar no longo prazo e investir não só em questões que contemplem um dos pilares é gerar sustentabilidade corporativa e, consequentemente, lucratividade para a empresa.

Se você está buscando por meios de diferenciar a sua empresa no mundo corporativo, essa pode ser uma maneira de fazê-lo. Confira o que é sustentabilidade corporativa e como implementá-la no seu ambiente de trabalho.

sustentabilidade corporativa

O que é sustentabilidade corporativa?

Diferentemente do que muitos pensam, sustentabilidade corporativa e responsabilidade socioambiental não são as mesmas coisas.

Enquanto a segunda parte do princípio de ações pontuais voltadas para um caráter de regulação, ou demanda de regulação para com a sociedade na qual a empresa está inserida, a sustentabilidade corporativa parte da premissa da mudança de grandes causas.

Ou seja, a partir dela, há mudanças até mesmo dentro da corporação, levando a empresa a um desenvolvimento mais sustentável e, ao longo prazo, mais lucrativo e até mesmo humano.

Um fator determinante para o sucesso das empresas, esse tipo de sustentabilidade reúne princípios econômicos, sociais e ambientais, contribuindo tanto para uma sociedade externa mais justa e igualitária quanto para um ambiente de trabalho que seja cada vez mais atrativo para futuros colaboradores.

sustentabilidade corporativa

Como implementar a sustentabilidade corporativa?

 

Mudanças de dentro para fora


Ao contrário da responsabilidade social, a sustentabilidade corporativa é algo que deve ser adotada também dentro do próprio ambiente de trabalho, alinhando as atitudes e ações da corporação com a imagem externa que a empresa quer passar para a sociedade. 

São mudanças que devem ser intrínsecas ao ambiente de trabalho, vividas diariamente.

sustentabilidade dentro das empresas

Seja uma empresa mais humana


Do mesmo jeito que você quer causar um impacto na sociedade adjacente, certifique-se de que seus colaboradores sintam que a empresa se preocupa com eles. 

Coloque o fator humano como centro de suas estratégias de RH, colaborando para um melhor ambiente empresarial, bem como dando conforto e oportunidades de desenvolvimento profissional.

 

Esteja atento com quem a empresa se relaciona


Além de promover ações partindo da empresa, é preciso ter noção de quem são seus parceiros, quais visões eles causam na sociedade e seu impacto. 

Valorize parceiros e relações que se alinhem à sua nova intenção, que promovam ações sociais e ambientais, além de se preocuparem com o bem-estar de seus próprios funcionários.

Busque certificações


Evolua cada vez mais dentro dos aspectos que queira trabalhar para, assim, impactar mais pessoas e buscar novas parcerias, colaboradores e clientes. 

Um estudo realizado pela Cone Communications mostra que 90% dos consumidores boicotam empresas que agem de forma irresponsável e/ou antiética.

 

Seja uma empresa que promova a diversidade e a inclusão


Diversidade e inclusão na empresa é ter um ambiente corporativo acolhedor para pessoas dos mais diferentes perfis, sejam eles comportamentais ou culturais. 

Isso promove um ambiente com diferentes pontos de vista em relação à ideias e percepções, justamente pela empresa ter funcionários dos mais diversos grupos sociais e culturais. 

 

Como podemos ajudar? – Conheça o CAMP Pinheiros


O CAMP Pinheiros é uma entidade sem fins lucrativos que, por meio dos seus programas, serviços sociais e do projeto CAMPus Talentos, já ajudou mais de 1000 empresas a inserir mais de 17 mil adolescentes e jovens no mundo do trabalho através do Programa de Aprendizagem, capacitando adolescentes e jovens a se desenvolverem no mercado profissional.

Desde 1978, desenvolvemos projetos que já impactaram a vida de mais de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de projetos sociais voltados para adolescentes, jovens, adultos e idosos.

 

Por que se tornar um parceiro do CAMP Pinheiros?


Além de trabalhar com uma entidade de assistência social que atua a mais de 40 anos, ao se tornar um parceiro do CAMP Pinheiros, sua empresa conta com inúmeros benefícios como:

  • Contratação de aprendiz com início imediato;
  • Triagem e encaminhamento de candidatos previamente qualificados;
  • Desenvolvimento do aprendiz conforme o perfil da sua empresa;
  • Suporte para gestores;
  • Sua marca associada a um programa social de política pública reconhecida;
  • Protagonismo no desenvolvimento socioeconômico do país;
  • Conteúdos teóricos aliado ao aprendizado prático da área de atuação;
  • Aculturamento de acordo com a missão e valores da empresa parceira;
  • Bandeira de Apoiador dos demais serviços e programas com famílias, adultos e idosos;
  • Um passo a mais para a certificação ESG.

 

Para saber mais sobre nosso programa de aprendizagem e projetos sociais, acesse nosso site.

Para conversar com nossa equipe de especialistas na Lei do Aprendiz Atualizada, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail corporativo@camppinheiros.org.br, WhatsApp ou preencha o formulário abaixo.

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.