Selo ESG de sustentabilidade para empresas: conheça mais sobre o assunto e conquiste o seu

Descubra o que é a sigla ESG, por que ela é tão importante e quais ações são necessárias para conseguir o selo de sustentabilidade

ESG: as três letrinhas que estão chamando atenção de todo o mundo, principalmente no ambiente empresarial, compõem a sigla de Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e Governança) e representam uma nova – se não a principal – tendência de mercado para pequenas e grandes empresas. 

Se você quer ver o seu negócio crescer e aumentar as chances de ser bem-sucedido, é hora de se informar sobre o Selo ESG e garantir o seu. Continue lendo a matéria que o CAMP Pinheiros preparou para te ajudar nessa conquista.

O que é o Selo ESG?

 

Trata-se de um indicador que permite a consumidores, investidores e outras empresas identificarem quais organizações estão comprometidas com a sustentabilidade e realizam ações voltadas às pautas ambientais, sociais e de gestão interna. Disponível para consulta em uma plataforma online, o Selo ESG é um QR Code que reúne todos os certificados, compromissos, metas e práticas dentro dos critérios do ESG autodeclarados pelas empresas, permitindo o acesso público a essas informações. É possível conferir tudo no site seloesg.com.br.

O que significa responsabilidade social, ambiental e de governança?

 

Resumidamente, o objetivo da pauta é que as empresas busquem proteger o meio ambiente, melhorar o bem-estar social e ser transparentes em suas ações. A responsabilidade vem, então, das ações e escolhas feitas em relação a esses temas. Para saber se a sua empresa está cumprindo a parte dela, você pode fazer alguns questionamentos.

Responsabilidade ambiental: quais são os impactos ambientais da empresa? Existe preocupação com a emissão de CO2? O lixo é descartado corretamente? O consumo de energia e água é consciente? 

Responsabilidade social: a sua empresa respeita os direitos de colaboradores e colaboradoras? Promove o bem-estar social e ambiental? Investe em pautas de diversidade e inclusão? Contribui com a comunidade na qual está inserida?

Responsabilidade de governança: a empresa tem um conselho ativo? É ética e transparente na prestação de contas? Possui metas para alcançar a equidade corporativa?

 

Por que é importante ter o Selo ESG no mercado atual?

 

Mais do que um Selo de Adesão Voluntária, o Selo ESG representa uma resposta das empresas para enfrentar os desafios atuais, relacionando a geração de valor econômico à transformação do futuro. Hoje, tanto o mercado quanto a sociedade acreditam que faz parte da responsabilidade das organizações construir um mundo melhor, e isso traz valor para empresas que minimizem seus impactos na natureza e possuam uma cadeia produtiva sustentável. Em contrapartida, aquelas que não cumprem ou não se posicionam no que diz respeito à pauta ESG perdem consideração e têm a sua imagem prejudicada.

Vale lembrar que esse não é um assunto recente, porém a pandemia da COVID-19 fomentou discussões sobre o conceito ESG e evidenciou a urgência de cobrar impacto socioambiental positivo e responsabilidade social das empresas. Assim, o tema se tornou fundamental e vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo.

Benefícios do Selo ESG para as empresas

 

Atualmente, as pessoas buscam se conectar a marcas que representam valores com os quais elas se identificam. Por isso, é essencial definir e cumprir um posicionamento em relação às pautas ESG para manter a competitividade no mercado. Em outras palavras, o selo é uma vantagem, pois atrai a consideração e fidelidade do público, além de tornar o seu negócio mais interessante para possíveis investidores e parceiros ao oferecer comprometimento, segurança e transparência. 

Isso sem contar que as ações ESG têm influência direta na qualidade de vida de colaboradores e colaboradoras, aumentando o senso de pertencimento e melhorando a produtividade das equipes. 

Confira alguns dos principais benefícios:

  • Estimula o investimento, melhorando o desempenho financeiro.
  • Fortalece a relação com clientes.
  • Diminui o turnover e aumenta a retenção de talentos.
  • Melhora a credibilidade, evitando crises internas ou externas.
  • Reduz desperdícios e gastos de produção.

 

Quais ações ambientais, sociais e de governança as empresas devem promover?

 

Não há uma regra que determine as práticas e estratégias de uma empresa que possua o Selo ESG, pois existem diferentes maneiras de atuar dentro da pauta. Segundo a ANBIMA Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), em seu Guia ASG (2020): “é possível integrar questões ESG sem gerar custos, basta começar com temas simples, informações públicas e de fácil acesso. As estratégias de investimento utilizadas mostram que ainda não existe um padrão; as informações listadas servem como uma direção, mas cabe ao gestor/investidor adequá-las à sua necessidade. Quando as questões ESG se tornarem naturais no processo de decisão, pode-se aumentar, gradativamente, a complexidade das análises e estratégias”.

Nesse sentido, o ideal é pesquisar e começar a investir nas ações que o conselho prioriza ou que mais façam sentido para o seu negócio – por exemplo, uma empresa que produz roupas pode doar peças com pequenos defeitos para as pessoas que mais precisam. 

O CAMP Pinheiros selecionou algumas dicas simples para inspirar você a dar o primeiro passo em direção ao Selo ESG:

  • Faça a gestão de resíduos e promova a conscientização sobre o assunto.
  • Ofereça programas de benefícios para colaboradores e colaboradoras.
  • Trace metas para aumentar a diversidade e inclusão.
  • Invista em melhorar a cultura organizacional.
  • Ofereça um programa de treinamentos para desenvolver talentos.
  • Apoie projetos sociais de organizações sem fins lucrativos.

Também vale a pena dar uma olhada no material que a Bolsa de Valores do Brasil desenvolveu para ajudar as empresas a começarem suas jornadas em busca de sustentabilidade, bem como estabelecer prioridades e definir ações – confira aqui

Conquiste o Selo ESG: seja uma empresa parceira do CAMP Pinheiros

 

Uma vez que quem define se uma empresa é merecedora do Selo ESG são os fundos de investimento, é preciso adotar estratégias e práticas que chamem atenção de investidores. E o CAMP Pinheiros pode ajudar o seu negócio a se destacar na responsabilidade social. Conheça o nosso Programa de Aprendizagem e mais de 10 projetos sociais em diferentes áreas de atuação para uma sociedade diversa e inclusiva.

Mais do que ampliar o acesso ao mercado de trabalho, o nosso programa contribui para a autonomia, a independência financeira e o desenvolvimento vocacional desses jovens. Além disso, realizamos um trabalho de capacitação completo, em que esses talentos já entram preparados para atuar nas empresas.

Venha somar com os nossos programas e ajude o CAMP Pinheiros a continuar transformando vidas a partir da valorização da cidadania, do conhecimento, da transparência nas ações e da responsabilidade social.

Conecte a sua empresa ao CAMP Pinheiros!

Vamos conversar?

Fale com a nossa equipe, tire as suas dúvidas e comece essa parceria. Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 3814-1402.

Faça parte e transforme vidas!

 

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.