Qual a Minha Vocação Profissional? Descubra o Seu Talento!

“Qual a minha vocação profissional?” com certeza é uma pergunta que você já se fez. Confira como descobrir o seu talento neste passo a passo. 

Com tantas novas profissões surgindo e o mundo do trabalho em constante evolução, é comum jovens se depararem com a dúvida “qual a minha vocação profissional?”. 

Uma pergunta que parece rondar em vários momentos diferentes da vida não é tão fácil de ser respondida, ainda mais quando se envolvem questões como estudo e dedicação. Além disso, nem sempre estamos preparados para ter, na ponta da língua, uma resposta pronta para essa dúvida.

Pensando em como ajudá-lo, criamos um passo a passo simples para você seguir e descobrir qual o seu talento no mundo profissional. Confira.

vocação profissional

1. Conheça as tendências do mercado

O mundo do trabalho está em uma constante evolução de profissões. 

As profissões do futuro envolverão mais tecnologias, mas também criatividade, desenvolvimento humano e pessoas capacitadas. Pesquise quais carreiras estão em alta através de plataformas específicas para isso, como o LinkedIn, e veja se alguma delas faz o seu perfil.

descubra o seu talento

2. Fique informado sobre as profissões

Entretanto, mais do que achar interessante uma profissão, é preciso saber exatamente como atuar nela: o que precisa ser estudado, quais são as possíveis funções que você irá desenvolver, como funciona o mundo do trabalho em relação à essa profissão.

Informe-se com profissionais experientes, veja grades curriculares em cursos. Quanto mais você souber, mais informações para uma melhor  decisão.

vocação profissional

3. Tenha consciência do que você não quer

Muito mais do que escolher o que você quer fazer na hora de escolher a sua vocação profissional, é importante ter em mente o que você não quer ou não gosta. 

Muitas vezes, a escolha ideal pode não ter a ver com o seu perfil, fazendo com que se desenvolva um profissional que não gosta do que faz e se sente sobrecarregado e desmotivado. Entretanto, carreiras e escolhas podem mudar a qualquer momento. Ao descobrir o que gosta de fazer, você poderá traçar novas metas e encontrar o melhor caminho a se seguir.

4. Tenha calma

Uma das dicas mais importantes para descobrir a sua vocação profissional, é ter calma. 

É preciso muito tempo e dedicação, além de autoconhecimento, para finalmente descobrir e decidir o que fazer no mundo do trabalho. Procure informações em blogs, converse com sua família, procure até mesmo uma orientação psicológica. Tudo isso ajuda na escolha do seu futuro profissional. 

5. Faça testes vocacionais

O teste ou orientação vocacional é aplicado por profissionais como psicólogos, coaches e orientadores. Ele tem como função trazer mais clareza para quem procura descobrir qual o seu talento profissional e qual carreira seguir, a partir da análise de características da personalidade de quem faz o teste. 

Por outro lado e diferentemente da orientação vocacional, o teste de aptidão apenas avalia a capacidade da pessoa em desenvolver determinado cargo ou função.

Entretanto, optar pela realização dos dois é uma boa ideia para quem ainda se sente um pouco confuso na hora de escolher sua carreira. Procure profissionais que possam te ajudar a não somente nessa análise, mas também a se desenvolver no que melhor se identifique às suas características e expectativas

conheça o camp pinheiros

6. Una interesses pessoais aos profissionais

Pensar no futuro é uma ótima maneira de começar a decidir sua vocação profissional. 

Além disso, fazer algo que você goste e tenha interesse é sempre mais prazeroso, mas nem sempre é mais vantajoso financeiramente falando. 

Conciliar gostos pessoais aos profissionais é fundamental para se ter o padrão de vida desejado e um melhor desempenho na carreira. 

7. Tenha uma experiência como Jovem Aprendiz

Na grande maioria das vezes só aprendemos o que gostamos quando vivenciamos experiências práticas. Por isso, se você busca como descobrir qual sua vocação profissional uma das melhores dicas é experimentar. 

Os programas de socioaprendizagem, também conhecidos como Jovem Aprendiz, são uma excelente maneira ingressar no mundo do trabalho e ter o primeiro contato com uma profissão na prática.

No CAMPUS Talentos, você pode se tornar um Jovem Aprendiz fazendo um cadastro aqui.

Buscando pela sua primeira experiência no mundo do trabalho? Conheça o CAMPUS Talentos.

O CAMPUS Talentos é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1978, atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica através de projetos sociais e profissionalizantes, como cursos e oficinas.

O CAMPUS Talentos já ajudou mais de 450 empresas parceiras a inserir mais de 17 mil jovens no mundo de trabalho, garantindo a boa formação de jovens e adolescentes pelo Programa de Socioaprendizagem (Jovem Aprendiz).

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre a nossa história.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.