Programa de Aprendizagem + Projetos Sociais - 50 mil vidas transformadas no Camp

Programa de Aprendizagem + Projetos Sociais – 50 mil vidas transformadas no CAMP

Vá além de oferecer um programa para aprendizes na sua empresa, e apoie projetos sociais por meio da contratação através do CAMP Pinheiros. Transforme vidas e faça a diferença no mercado como uma empresa de responsabilidade social.

Muito mais que a primeira oportunidade no mundo do trabalho, você pode ajudar a transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica ao realizar as contratações de aprendizes  na sua empresa por meio do Programa do CAMP Pinheiros. 

Cerca de 50 mil vidas já foram beneficiadas com as ações realizadas na instituição. Veja como fazer parte desse movimento.

Conheça o Programa de Socioaprendizagem do CAMP Pinheiros:

 

Programa de Aprendizagem no CAMP Pinheiros

 

A Lei da Aprendizagem, que apesar de ser popularmente conhecida como Programa Jovem Aprendiz também atende adultos, determina que empresas de médio e grande porte contratem de 5% a 15% de Aprendizes. Veja aqui como calcular a cota de aprendizes na sua empresa. 

Se for o caso da sua, entenda como funciona o Programa de socioaprendizagem  para adolescentes, jovens e adultos do CAMP Pinheiros:

 

Para os Aprendizes

 

Para participar, os candidatos podem concluir o Programa Formação para Cidadania do CAMP Pinheiros primeiro. 

Desta forma, desenvolvem um diferencial antes mesmo de começar a prática na empresa parceira. Independente de terem concluído o programa,  passam a compor um banco de aprendizes interessados em adquirir experiência profissional através do Programa de Socioaprendizagem.

 

Programa de Aprendizagem + Projetos Sociais - 50 mil vidas transformadas no Camp

 

Para as Empresas Parceiras

 

Depois de verificar se a sua empresa precisa cumprir a cota de aprendizagem, a sua equipe de recursos humanos pode entrar em contato com uma entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica, como o CAMP Pinheiros. 

Estas entidades são qualificadas e certificadas para promover a formação técnica de adultos, jovens e adolescentes à procura da primeira oportunidade no mundo do trabalho, e atuam como interlocutoras entre as empresas e os aprendizes, sendo também responsáveis pela contratação entre as partes. A entidade tem o dever de dar assistência às empresas e todo o amparo legal para o empregado. 

Ao tornar-se parceiro da instituição profissionalizante, como o CAMP Pinheiros, você recebe todo o atendimento necessário para adequar a sua empresa na Lei da Aprendizagem. 

Além disso, estas entidades formadoras sem fins lucrativos são responsáveis pela capacitação profissional dos inscritos em paralelo às atividades exercidas na empresa contratante. Assim, os aprendizes desenvolvem habilidades necessárias (como soft e hard skills) para atuar e se destacar no mundo do trabalho.

Como fazer o Processo Encaminhamento

 

Para contratar um adolescente, adulto ou jovem aprendiz com idade entre 14 e 24 anos, é necessário que o jovem esteja cadastrado em um Programa de Aprendizagem Profissional, como o oferecido pelo CAMP Pinheiros. 

O empregador tem liberdade para realizar sua avaliação e contratar o aprendiz de acordo com suas necessidades.

Os aprovados devem ser contratados sob regime CLT e podem começar a atuar na sua organização sob os seguintes tipos de contratos: diretos ou indiretos.

A primeira situação acontece quando o próprio estabelecimento emprega o aprendiz e assina sua Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS.  E a segunda forma de contratação de aprendizes é a indireta, quando uma entidade de formação profissional assume a condição de empregadora do aprendiz, e promove a formação teórica para o desenvolvimento deles, prevista no Programa de Aprendizagem. 

Leia aqui sobre como preencher CTPS, como formalizar a situação e mais informações sobre o contrato de trabalho do aprendiz. 

 

Programa de Aprendizagem + Projetos Sociais - 50 mil vidas transformadas no Camp

 

Benefícios do Programa Aprendiz do CAMP

Tornando-se parceiro do CAMP Pinheiros, sua empresa conta com: 

  • Alíquota reduzida de encargo social
  • Contratação do aprendiz com início imediato
  • Triagem e encaminhamento de aprendizes previamente qualificados
  • Desenvolvimento do aprendiz conforme o perfil da sua empresa
  • Suporte para gestores
  • Sua marca associada a um programa social de política pública reconhecida
  • Protagonismo no desenvolvimento socioeconômico do país.
  • Selo de Empresa Parceira da Juventude
  • Facilitação no Programa de Aprendizagem
  • Conteúdos teóricos aliado ao aprendizado prático da área de atuação da empresa
  • Aculturamento de acordo com a missão e valores da empresa parceira.
  • Apoiador dos demais Serviços, Programas e Projetos Sociais: com famílias, adultos e idosos
  • Um passo a mais para a certificação ESG

Veja mais sobre contratos de aprendizagem e como cumprir a Lei da Aprendizagem ao contratar no post Jovem Aprendiz Legal. 

Responsabilidade Social

Os consumidores buscam, cada vez mais, empresas com responsabilidade social para identificarem-se. Ao contratar um aprendiz com o CAMP Pinheiros, sua empresa participa de um movimento que vai muito além de uma contratação. Mas passa a transformar vidas. 

A instituição sem fins lucrativos oferece diversos projetos sociais que têm um verdadeiro impacto positivo na sociedade, atendendo jovens, adultos, idosos e seus familiares em vulnerabilidade. Por exemplo, oficinas de informática e práticas para empoderamento dos idosos. 

Veja alguns dos serviços, programas e projetos sociais que a sua empresa passa a apoiar ao contratar um Aprendiz pelo CAMP:

  • Oficina Socioeducativa: Serviço que promove ações socioeducativas que visam a participação, prevenção, promoção integral, convívio familiar e social;
  • Formação para Cidadania: Este programa tem o objetivo de despertar a reflexão crítica, estimular a autonomia e o fortalecimento da cidadania entre jovens e adolescentes;
  • Oficina de Informática: O projeto tem como objetivo oferecer inclusão digital básica e intermediária aos participantes;
  • Oficina de Línguas: Oficinas gratuitas que desenvolvem as competências de escrita, conversação e leitura de línguas estrangeiras;
  • Programa de Socioaprendizagem : O Programa, conforme legislação que rege a aprendizagem, é composto por atividades práticas, que são realizadas nas empresas parceiras, e por atividades teóricas realizadas no CAMP Pinheiros.
  • Oficina de Cordas: Projeto que visa estimular e desenvolver habilidades psicomotoras e sensitivas que contribuem para uma formação musical básica, com vivência instrumental de músicas populares e eruditas;
  • Oficina de Geração de Renda: Oficinas que preparam os participantes a adquirirem competências, habilidades, práticas e conhecimentos técnicos e comportamentais necessários para o exercício de uma profissão;
  • Centro Dia para Idosos: Serviço que busca fomentar o empoderamento e autonomia do idoso.

Programa de Aprendizagem + Projetos Sociais - 50 mil vidas transformadas no Camp

Conheça o CAMP Pinheiros e faça parte desse movimento

O CAMP Pinheiros é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1978, trabalha no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Quer ser uma empresa cadastrada ou tirar dúvidas de como contratar um aprendiz?

Preencha o formulário abaixo e converse com a nossa equipe

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.