Profissões do futuro – 5 profissões que devem surgir até 2030

Prepare-se para desenvolver novas habilidades e se destacar nas demandas do mundo do trabalho. Confira 5 profissões do futuro que devem surgir até 2030.

O mundo do trabalho está em constante evolução. Novas tecnologias são apresentadas a todo o momento, mas a sensação de muitos jovens é que diversas áreas de atuação parecem estar saturadas ou deixando de existir. 

Por isso, é importante olhar o outro lado da moeda. Com os avanços da tecnologia, novas profissões surgem constantemente e faltam pessoas capacitadas para atendê-las. Ficar de olho nas tendências é uma excelente dica para escolher uma nova profissão e alcançar cargos cobiçados em áreas com demanda crescente.

Pensando nisso, criamos uma lista com as profissões do futuro que devem surgir até 2030, levando em conta o desenvolvimento do mercado online, de novas tecnologias e o tipo de demanda que o mercado pede atualmente, mas que ainda tem dificuldade de encontrar profissionais qualificados. As previsões baseiam-se nos critérios avaliados pelo Instituto Semesp, que faz um estudo anual sobre o mapa do Ensino Superior no Brasil.

Será que alguma dessas profissões têm a ver com a sua personalidade? Vem descobrir:

Profissões do futuro

Conheça as 5 profissões que devem surgir até 2030

Bioinformacionista

2020 foi o ano em que tivemos maior contato com a realidade de que existem inúmeras doenças e vírus que ainda não possuem medicamento ou vacinas. 

Se tratando de profissões do futuro, o bioinformacionista poderá ser uma carreira de grande relevância já que sua principal função é mapear genes para a prevenção de doenças e epidemias. Em matéria publicada pelo Estadão, é possível entender que a bioinformação é uma profissão que, apesar de já existir, será ainda mais importante no futuro. O profissional é responsável pelo levantamento genético, desenvolvimento de drogas e técnicas de tratamento e prevenção para possíveis doenças.

Profissões do Futuro

Walker Talker

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 4 milhões de idosos moram sozinhos. 

O Walker Talker é o profissional a que pode servir de companhia para esses idosos. Através de uma plataforma online, o Walker Talker pode se cadastrar para conversar e, principalmente, escutar essas pessoas que, muitas vezes, não têm com quem se socializar.

Walker Talker - Profissão do futuro

Analista de Quantum Machine Learning

De acordo com o relatório elaborado pelo Center for the Future Work, os analistas de quantum machine learning serão um dos profissionais mais cobiçados do futuro. 

O nome pode parecer difícil, mas este profissional é responsável por pesquisas e desenvolvimento de soluções de ponta para alta performance de algoritmos de sistemas. 

Mas o que isso significa? Um algoritmo nada mais é do que uma “receita” para os dados dos sistemas. Através dele, é possível alcançar um objetivo, considerando o passo a passo determinado pelo algoritmo e, assim, demonstrar sua eficácia. 

Engenheiro Hospitalar

Como já vimos, o avanço da tecnologia está presente no futuro da saúde.  Segundo o Research on Biomedical Engineering, o engenheiro hospitalar é um profissional habilitado para aplicar novas tecnologias que facilitem cirurgias e tratamentos, através do desenvolvimento de técnicas e sistemas que solucionem os problemas hospitalares.

Engenheiro hospitalar

Gestor de Resíduos

Cada vez mais nos deparamos com o problema do descarte de resíduos que fazem parte do nosso dia a dia, é o que mostra o relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no qual destaca apenas em 2018, as cidades brasileiras geraram 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos. 

Para onde vai todo o lixo que a sociedade produz? Esta é a função do gestor de resíduos, que possui o desafio de encontrar novas soluções e usos para essas sobras.

Segundo a Catho, o gestor de resíduos é responsável por coordenar e supervisionar as operações de descarte, coleta e reciclagem de resíduos, criando projetos para dar novos destinos à esses materiais e, assim, melhorar a qualidade das ações das empresas para qual trabalha. 

Gestor de resíduos

Quer descobrir qual é o seu talento?

O CAMPUS Talentos, desde 1978, investe na educação e desenvolvimento de talentos de jovens e adolescentes.

O CAMPUS oferece diversos cursos e oficinas que promovem ações socioeducativas e visam estimar o aprimoramento de competências necessárias no mundo do trabalho, como línguas estrangeiras, inclusão digital, conhecimentos teóricos e práticos que levam o jovem a ter maiores oportunidades de emprego.

Saiba mais em nosso site.

Conheça o CAMPUS Talentos

O CAMPUS Talentos é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adultos em vulnerabilidade socioeconômica.

Desde 1978, o CAMPUS já ajudou mais de 1.000 empresas a inserir 17 mil jovens no mundo do trabalho através do Programa Social do Jovem Aprendiz, com formação prática e teórica para capacitar novos talentos para a sua empresa.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.