Contrate o Melhor Jovem Aprendiz | Camp Pinheiros

Guia atualizado sobre a Lei da Aprendizagem

Conheça o nosso resumo sobre a Lei da Aprendizagem e fique por dentro de todas as informações importantes antes de contratar: vantagens, desafios, regras e mais.

 

O que é a Lei da Aprendizagem?

A Lei n. 10.097/2000, popularmente conhecida como Lei do Jovem Aprendiz ou Lei da Aprendizagem, foi criada para ajudar jovens e adolescentes (de 14 a 24 anos) e pessoas com deficiência (sem limite de idade) que estão estudando a conseguir uma oportunidade no mundo do trabalho e ampliar os seus conhecimentos.

Vantagens para os dois lados

Os benefícios para empresas que contratam jovens aprendizes vão muito além de valores e do cumprimento da lei, porque essa é uma iniciativa que promove a diversidade e a inclusão na empresa, além de contribuir para diminuir as desigualdades sociais – pautas super importantes e atuais. 

Isso sem contar que também é uma oportunidade para o negócio do contratante, que poderá desenvolver profissionais com muita energia para aprender, descobrir caminhos alternativos e somar com soluções inovadoras.

A Lei n. 10.097

Criada em dezembro de 2000, a lei prevê um contrato de aprendizagem no qual ficam acordados alguns termos, como: 

  • Assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) por parte da empresa ou de uma instituição formadora.
  • Tempo máximo de 2 anos de contrato.
  • Inscrição no Programa de Aprendizagem de uma entidade formadora autorizada, que ofereça atividades práticas e teóricas para o desenvolvimento adequado do aprendiz.
  • Carga horária do jovem aprendiz com limite de 6 horas para quem está cursando o Ensino Fundamental e de 8 horas para quem está no Ensino Médio.
  • Funções do jovem aprendiz com atividades definidas de acordo com o curso que será inserido e matriculado.

 

Para conhecer todos os direitos e deveres tanto da empresa quanto do aprendiz, visite a Cartilha do Jovem Aprendiz, elaborada pelo Governo Federal. Clique aqui para acessar!

 

Como saber se uma empresa precisa contratar jovens e adolescentes aprendizes?

Qualquer estabelecimento de médio e grande porte com mais de sete colaboradores e colaboradoras devem, por lei, contratar de 5% a 15% de jovens e adolescentes aprendizes em seu quadro de colaboradores e colaboradoras. Mas isso não exclui a possibilidade de pequenas e microempresas participarem do programa, tá? =) 

O número de aprendizes que uma empresa deve contratar é chamado de cota de aprendizagem, e é possível descobri-lo por meio do cálculo de Jovem Aprendiz, que você descobre como fazer clicando aqui.

Mas qual é a diferença entre estágio e Jovem Aprendiz?

Apesar de algumas semelhanças, as propostas são diferentes para cada um dos fomatos: jovens e adolescentes aprendizes exercem uma atividade de caráter profissionalizante e seguem regras da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), enquanto estagiários têm como objetivo complementar a sua formação acadêmica e não necessariamente ocupam vagas com vínculo empregatício. Resumidamente, a aprendizagem tem especificidade trabalhista, como salário e férias,  enquanto o estágio característica educacional, garantindo bolsa auxílio e recesso remunerado.

Então, chegou a hora de contratar jovens e adolescentes talentosos para somar com a sua empresa!

Para contratar aprendizes, a organização deve entrar em contato com uma entidade qualificada e reconhecida para dar início ao processo. E nós, do CAMP Pinheiros, estamos aqui para ajudar você a encontrar a candidata ou o candidato perfeito para a sua vaga.

Conte com a gente: ao se tornar parceira do CAMP Pinheiros, a sua empresa tem vários benefícios. 

Conheça alguns deles:

  • Contratação de aprendiz com início imediato.
  • Triagem e encaminhamento de candidatos previamente qualificados.
  • Desenvolvimento do aprendiz conforme o perfil da sua empresa.
  • Suporte para gestores.
  • A sua marca associada a um programa social de política pública reconhecida.
  • Protagonismo no desenvolvimento socioeconômico do País.
  • Facilitação no Programa de Aprendizagem.
  • Bandeira de empresa apoiadora dos demais serviços e programas com famílias, adultos e idosos do CAMP Pinheiros.
  • Um passo a mais para a certificação ESG.

 

Estamos aguardando o seu contato para conectar jovens e adolescentes aprendizes ao seu negócio.

Conheça o CAMP Pinheiros

O CAMP Pinheiros atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes desde 1978 e já ajudou mais de 1.000 empresas a inserirem mais de 17 mil jovens e adolescentes no mundo do trabalho com os seus programas. 

Venha ser uma empresa parceira do CAMP Pinheiros: você conta com uma entidade formadora preparada para desenvolver e dar oportunidades a jovens e adolescentes que buscam a sua primeira experiência no mundo do trabalho. Além disso, empresas parceiras do CAMP Pinheiros no Programa de Aprendizagem apoiam mais de 10 projetos sociais. 

Para conversar com a nossa equipe e tirar dúvidas, entre em contato pelo telefone (11) 3814-1402 ou preencha o nosso formulário.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.