Imposto de Renda

Apoie o futuro:
faça a diferença com suas doações! ​

Você sabia que você pode transformar vidas por meio da música e da formação cidadã sem nenhum impacto no seu orçamento?

O CAMP Pinheiros tem projetos aprovados pelo FUMCAD (Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente) e convida você a fazer parte dessa jornada de mudança social e crescimento na formação cidadã. 

A educação e a capacitação são os únicos caminhos para transformar o país. 
african-american-teen-student-looking-away-isolate-7Y69R29.png

Projetos:

O “Transformação na Formação para Cidadania”, projeto aprovado pelo FUMCAD, visa promover a transformação social e a integração dos adolescentes entre 15 e 17 anos, provenientes de áreas vulneráveis da cidade de São Paulo, ao mundo do trabalho, cultura, lazer, esporte e saúde.

Cria um ambiente inclusivo e enriquecedor para adolescentes vulneráveis, o que promove o desenvolvimento pessoal, social e profissional, estimulando a formação de cidadãos conscientes e ativos em suas comunidades.

Objetivo Geral: Proporcionar a transformação social e a inserção no mundo do trabalho aos adolescentes em situação de vulnerabilidade, originários de diferentes bairros da cidade de São Paulo.

Objetivos Específicos:

✔Estimular a inclusão digital como ferramenta de inserção no mundo contemporâneo;

✔ Fomentar a colaboração, solidariedade e resolução de conflitos;

✔ Possibilitar discussões sobre a cultura do grupo e da comunidade;
✔ Criar condições para a educação formal e continuidade dos estudos;
✔ Garantir acesso à cultura, esporte, lazer e inclusão digital;
✔ Monitorar o progresso por meio de indicadores mensuráveis.


Realidade dos Beneficiários:

No ano de 2022, 189 adolescentes com idades entre 15 e 17 anos foram atendidos no programa Formação para Cidadania, a maioria proveniente de áreas consideradas socialmente desfavorecidas.

São adolescentes que frequentam a rede pública, muitos no ensino médio e técnico. Além disso, representam diversidade e vivem em diferentes arranjos familiares, enfrentando desafios econômicos e sociais.


Justificativa:

A infância e a juventude são fases cruciais para a formação de interesses sociais e culturais, o que é corroborado por estudos. O projeto visa a inclusão participativa dos adolescentes por meio de atividades que abordam cultura, lazer, esporte, saúde e preparação para o mundo do trabalho. Além disso, parcerias com instituições culturais e de saúde garantem um ambiente diversificado e enriquecedor.


Atividades realizadas:

O projeto tem duração de 12 meses, divididos em duas turmas (manhã e tarde) por trimestre. As atividades abrangem os módulos: Mundo do Trabalho, Inclusão Digital, Cultura e Convivência, Alimentos e Bebidas, e Atividades Físicas. Também estão previstas oficinas de jogos cooperativos e cursos de Escrita Fiscal e Departamento Pessoal.

Cada módulo tem carga horária específica, sendo complementado por atividades extracurriculares e formatura.

Metas, Indicadores e Avaliação:

O projeto visa atender 160 adolescentes, proporcionar acesso à informática, oferecer oficinas teatrais e de arte culinária, realizar atividades culturais externas e divulgar as ações e resultados.

Os indicadores incluem inscrições, conclusão do programa, participação em atividades extracurriculares e pesquisa de satisfação. O monitoramento é feito por relatórios mensais, pesquisas de satisfação e canais de comunicação abertos.


Recursos Humanos e Materiais:

O projeto envolve a contratação de 3 profissionais e uma equipe de apoio (incluindo assistente social, psicólogo, coordenador, supervisor e 3 orientadores). Também inclui recursos pedagógicos, materiais, camisetas de identificação, transporte, alimentação e espaços para atividades.

A “Orquestra Clave de Sol” transcende a mera música, se constituindo como um agente de mudança social. Ao harmonizar cordas e sopros, cria-se uma sinfonia de crescimento, autoexpressão e aprendizado. O som da transformação está prestes a ressoar pelas ruas de Pinheiros.

Projeto “Oficinas de Músicas — Orquestra Clave de Sol”

O projeto “Orquestra Clave de Sol” aprovado pelo FUMCAD visa expandir os horizontes culturais e musicais de 65 adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos do CAMP Pinheiros. Por meio de oficinas semanais, as cordas e sopros ganham vida e os participantes ganham novas perspectivas de vida. Ao final do ano, um magnífico Festival FECAMP coroa essa melodia que envolve oportunidade e aprendizado.

 

Principais Objetivos:

Dar conhecimento aos participantes em comunicação e leitura musical;

Estabelecer uma conexão cultural e de vínculos com instrumentos de cordas e sopro;

Levar os participantes em uma viagem cultural, por meio da música, apresentando gêneros brasileiros, regionais e clássicos;

Desenvolver habilidades musicais, motoras e psicológicas;

Fortalecer a autoconfiança e a concentração, cultivando talentos musicais.

 

Realidade dos Beneficiários

Os adolescentes são, em sua maioria, provenientes de áreas socioeconômicas desfavorecidas, por isso, a Orquestra Clave de Sol é uma oportunidade de transformar histórias por meio da música. O projeto também beneficia as famílias, pois estende a alegria da música ao convívio comunitário e familiar.

 

Território e Contexto

Localizado no bairro de Pinheiros, São Paulo, o projeto ecoa em um ambiente culturalmente rico. Os participantes vêm de diferentes bairros, reforçando a diversidade socioeconômica e cultural que a música é capaz de unir.

 

Impacto Social

A música transcende barreiras e é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e social. Essas oficinas estimulam a criatividade, a concentração e melhoram a aprendizagem. Por meio da inclusão artística, o projeto busca criar laços, promover a inclusão, igualdade social e difundir a música como linguagem universal.

 

Atividades realizadas

Durante 12 meses, as atividades abrangem desde o ensino teórico até a prática instrumental, culminando no grandioso Festival FECAMP. Durante o processo de aprendizagem na oficina, os participantes vão aprender a tocar os instrumentos de cordas e sopro, e a música se tornará um eficiente meio de transformação.

 

Metas, Indicadores e Avaliação

✔ 100% de aprendizado e satisfação dos participantes;

✔ Formação de plateias e engajamento da comunidade;

✔ Troca de ideias entre músicos profissionais e jovens talentosos;

✔ Realização de todas as atividades planejadas.

Os indicadores incluem inscrições, conclusão do programa, participação em atividades extracurriculares e pesquisa de satisfação. O monitoramento é feito por relatórios mensais, pesquisas de satisfação e canais de comunicação abertos.

Recursos Humanos e Materiais:

Para a execução do projeto, serão contratados dois profissionais de sopro. Além disso, a equipe de apoio composta por assistente social, psicólogo, coordenador e dois orientadores de cordas também participa.

A iniciativa inclui local apropriado para desenvolvimento das atividades, distribuição de camisetas para identificação visual e fins pedagógicos, fornecimento de vale transporte, alimentação e instrumentos de sopro para os participantes.

Doação Pessoa
Física

Você sabia que suas doações durante o ano podem ser deduzidas até 6% do seu imposto devido no ano seguinte e ainda contribuir com projetos sociais?

Contrate o Melhor Jovem Aprendiz | Camp Pinheiros

Doação Pessoa Jurídica

Quer ser um financiador social e ainda fazer jus da doação através de incentivos fiscais?

Apoiador Pessoa Física

Doação Incentivada

O CAMP Pinheiros possui projetos aprovados pelo FUMCAD (Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente) para realização de atividades voltadas à capacitação profissional, atividades esportivas, de lazer e culturais, para adolescentes com idades de 13 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade.

Veja os projetos
OFICINAS DE MÚSICAS – ORQUESTRA CLAVE DE SOL e TRANSFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PARA CIDADANIA aqui

A sua doação incentivada, sem nenhum prejuízo em suas finanças via Imposto de Renda, pode TRANSFORMAR VIDAS.

Informações para Pessoa Física que Declara no Modelo Completo

Para uso da dedução basta efetuar suas contribuições até o último dia útil do ano-calendário para serem consideradas as deduções diretas do Imposto de Renda Pessoas Físicas, até o limite de 6% doados, não trazem ônus para o contribuinte. Simule na Receita Federal e após a simulação doe e faça uso da dedução.

Com base no modelo completo de declaração de Imposto de Renda, você pode deduzir até 6% do valor doado.

 

 

 

Simule na Receita Federal clicando aqui e faça sua doação para construir um futuro melhor para todos nós.

 

 

As doações para os projetos Orquestra Clave de Sol e Transformação na Formação para Cidadania, deverão ser realizadas diretamente no FUMCAD. Clique aqui.

Não conseguiu realizar a doação até o último dia útil do ano-calendário e quer realizar a doação?

Na hora de declarar seu Imposto de Renda, acesse a aba “Doações Diretamente na Declaração”, selecionar a opção “Crianças e Adolescentes” e escolher o fundo municipal desejado, veja aqui.  

Complete os campos referentes à UF, Município, valor da doação e confirme a operação e destine até 3% do Imposto de Renda Devido.  

Sua doação reduzirá seu imposto a pagar, bem como aumentará o valor da restituição.  

Tem dúvidas? Assista o vídeo com as explicações. 

 

Apoiador Pessoa Jurídica

Doação Incentivada para fins de dedução na apuração do lucro real

O CAMP Pinheiros possui os projetos Oficinas de Músicas – Orquestra Clave de Sol e Transformação na Formação para Cidadania aprovados pelo FUMCAD  (Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente) para realização voltados a oferta de atividades esportivas, de lazer e culturais, para adolescentes com idades de 13 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade, no valor de R$45.000,00 + 10%.

Doação direta para FUMCAD

A dedução direta do Imposto de Renda com base no lucro real tem o limite de até 1%, aplicável sobre o valor devido à alíquota de 15%, não sendo permitida qualquer dedução sobre o adicional de 10%. O valor deverá ser pago até o último dia útil de cada período de apuração do Imposto, trimestral ou anual.  

Para simulação clique aqui 

Pós-doação:  Pós-doação: você pode enviar a carta modelo_carta.doc preenchida e assinada, juntamente com o comprovante de pagamento e a DARF, para diene.chaves@camppinheiros.org.br, no prazo de até 30 dias da realização da doação e faça parte desse movimento de gratidão.  

Doação direta para o CAMP Pinheiros 

A Pessoa Jurídica pode doar diretamente para o CAMP Pinheiros. A doação contribui com os serviços, programas e projetos sociais ofertados pela entidade e ainda beneficia o doador a reduzir o lucro, acarretando menor valor ser pago da CSLL. Vale lembrar que o limite e o rol do beneficente doador é de até 2% da receita bruta, procedendo ao lançamento da doação como despesa operacional.  

Os valores das doações que excederem a 2% do lucro operacional bruto, devem ser inclusos na apuração do resultado ajustado, caso tenham sido deduzidos na apuração do lucro líquido.  

Atenção! A doação nessa modalidade não inclui o limite de doações feitas na modalidade de incentivo para Projetos Culturais, Fundo Municipal do Idoso, Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente entre outros, que possuem limites próprios.  

Para que a dedução da doação a seja computada a Pessoa Jurídica precisa realizar a doação em dinheiro por meio de transferência bancária em conta corrente do CAMP Pinheiros.  

Após confirmação de doação o CAMP Pinheiros irá enviar ao doador o recibo de doação no modelo da Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal, documento que deverá ser mantido em arquivo à disposição da fiscalização. 

Contrate o Melhor Jovem Aprendiz | Camp Pinheiros

Preencha o formulário e faça parte: