Cota de Aprendiz - O que é? Como contratar? Um guia simples e fácil!

Cota de Aprendiz – O que é? Como contratar? Um guia simples e fácil!

Saiba o que é  a cota de aprendiz e descubra como contratar jovens para a sua empresa.

Criada em dezembro de 2000, a Lei do Jovem Aprendiz regula todos os programas de aprendizado. Dentre as regras, estabelece que todas as empresas de médio e grande porte devem cumprir a cota de Aprendiz ao contratar jovens entre 14 e 24 anos. 

Mas afinal, o que é a cota de aprendiz e como calcular da forma correta?

 

Cota de Aprendiz - O que é? Como contratar? Um guia simples e fácil!

 

 

O que é a cota de aprendiz?

 

A cota de aprendiz é o número proporcional de jovens que uma empresa deve contratar, seguindo o cálculo estabelecido pela Lei da Aprendizagem. 

Por lei, toda empresa de médio e grande porte com mais de 7 (sete) funcionários precisa preencher a cota para jovens aprendizes. 

A cota de quantos aprendizes uma empresa deve contratar é determinada através da porcentagem mínima (5%) e máxima (15%) do quadro de funcionários, não podendo ficar abaixo e nem acima desse percentual.

 

Como calcular a cota de aprendiz?

 

Segundo a Lei de Aprendizagem, a cota de aprendiz é determinada através do número de funcionários que exercem função que demanda formação profissional. Você pode conferir quais são os cargos considerados na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), elaborada pelo Ministério da Economia.

Ainda assim, é necessário que se exclua cargos de gerência e confiança.

É importante, também, ressaltar que se a empresa possui mais de um estabelecimento, o cálculo é feito por CNPJ. Ou seja, cada CNPJ deve ter a sua cota de aprendiz.

 

Base do cálculo

 

Conforme mencionado, nem todos os cargos da empresa são considerados na hora de fazer o cálculo da cota de aprendiz. Portanto, se a função não está na lista CBO, ela deve ser subtraída do número total de funcionários.

O resultado final, após a exclusão de todos os cargos que não fazem parte da classificação, é a base de cálculo para a cota de aprendiz.

Deste modo, cabe à empresa definir o número de aprendizes, sempre dentro da margem de 5% e 15%.

Vale a pena ressaltar que quando há número fracionado, arredonda-se para o valor imediatamente acima. Ou seja, caso o valor da cota de aprendiz seja 4,2, o número de aprendizes a serem contratados é 5 (cinco).

Confira todos os detalhes no post como calcular a cota de aprendiz.

 

Cota de Aprendiz - O que é? Como contratar? Um guia simples e fácil!

 

 

Quais as penalidades para quem não cumpre a cota de aprendiz?

 

Vale a pena ressaltar que caso haja descumprimento da legislação, penalidades podem ser aplicadas à empresa conforme texto do artigo 434 da CLT e de acordo com auto expedido por Auditor Fiscal. 

“Os infratores das disposições deste Capítulo ficam sujeitos à multa de valor igual a 1 (um) salário mínimo regional, aplicada tantas vêzes quantos forem os menores empregados em desacordo com a lei, não podendo, todavia, a soma das multas exceder a 5 (cinco) vezes o salário-mínimo, salvo no caso de reincidência em que esse total poderá ser elevado ao dobro”

Por isso, é melhor ficar atento. Caso tenha alguma dúvida sobre onde contratar um jovem aprendiz, entre em contato com a nossa equipe. 

 

Como contratar um jovem aprendiz? – Conheça o CAMPUS Talentos

 

O CAMPUS Talentos  atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes desde 1978.

Através de nossos programas, ajudamos mais de 1000 empresas a inserirem mais de 17 mil jovens no mundo do trabalho, garantindo boa formação profissional. 

Ao tornar sua empresa parceira do CAMPUS Talentos, você conta com uma entidade formadora preparada para desenvolver e dar oportunidades a jovens e adolescentes que buscam sua primeira experiência no mundo do trabalho.

Além disso, empresas parceiras do CAMPUS no Programa de Aprendizagem também apoiam mais de 10 projetos sociais. Faça parte e transforme vidas! 

Para conversar com nossa equipe e tirar dúvidas, entre em contato através do telefone (11) 3814 1402 ou pelo e-mail ou através do formulário abaixo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.