Como promover a diversidade e inclusão nas empresas

Como promover a diversidade e inclusão nas empresas

O mundo do trabalho está em constante mudança. Saiba como promover a diversidade e inclusão na sua empresa e despontar no mundo corporativo.

Bastante em pauta atualmente, a diversidade e inclusão no ambiente empresarial é um tema não só atual, como também algo que vem ganhando cada vez mais adeptos e espaço.

Promover um ambiente de trabalho com diversidade e inclusão é uma das prioridades dos RHs de diversas empresas, mas além disso, traz inúmeros benefícios no mundo corporativo e até mesmo nos resultados.

Com uma nova geração de profissionais com os mais diversos tipos de perfis, saiba como promover a diversidade e inclusão na sua empresa e proporcionar inovação, geração de valores e culturas para se destacar.

Continue lendo e saiba como fazer parte dessa corrente que tem crescido cada vez mais.

 

O que é diversidade e inclusão na empresa?

Diversidade e inclusão na empresa é ter um ambiente corporativo acolhedor para pessoas dos mais diferentes perfis, sejam eles comportamentais ou culturais. 

Isso promove um ambiente com diferentes pontos de vista em relação à ideias e percepções, justamente pela empresa ter funcionários dos mais diversos grupos sociais e culturais. 

Investir na diversidade e inclusão nas empresas contribui para uma melhor imagem da corporação, mostrando-se livre de preconceitos. Além disso, gera também melhores resultados na gestão de risco, exatamente por conter pessoas dos mais diferentes núcleos, e dá abertura para inovação.

Como promover a diversidade e inclusão na empresa

 

Como promover a diversidade e inclusão na empresa?

Antes de tudo, para promover a diversidade e inclusão na empresa, é preciso planejamento. 

Planejar as ações a serem tomadas para colocar essas atitudes em prática requer estratégias e visão de longo prazo, mas que sejam acompanhadas de perto.

Tenha em mente que uma empresa com diversidade e inclusão só funciona se o ambiente for favorável a isso, que todos estejam cientes de que a mudança é para o bem não só da empresa, mas também para os colaboradores, que poderão ter uma maior troca de experiência.

Avalie o seu quadro de funcionários

Antes de começar seu programa de promoção da diversidade, avalie o seu atual quadro de funcionários. Entenda como ele é composto e qual a necessidade de diversidade nele. Procure saber o que precisa ser feito para uma nova inclusão de colaboradores de diferentes grupos sociais e culturais.

Trabalhe a comunicação interna

Ter uma comunicação interna bastante ativa e honesta é essencial para promover a diversidade no ambiente empresarial. Compartilhe informações sobre metas, ideias, desenvolvimentos e até mesmo estratégias de como tornar a empresa mais diversificada.

 

Atenção aos processos seletivos

Se você está buscando como promover a diversidade e inclusão na sua empresa, certamente precisa ficar atento aos processos seletivos que realiza.

A intenção é aumentar o número de colaboradores dos mais diferentes nichos sociais e culturais, portanto procurar por novas pessoas nos mesmos lugares de sempre não é uma boa alternativa.

Tente variar um pouco a forma como o processo seletivo é organizado, quem ele irá atingir. Se ainda estiver em dúvida de como é o melhor jeito de organizá-lo, uma alternativa é usar softwares de recrutamento, que selecionam candidatos que estejam mais bem preparados para o cargo sem levar em conta pequenos preconceitos inconscientes.

 

Treine sua equipe

A ideia de promover a diversidade e inclusão na empresa não basta partir apenas de líderes e gestores. É preciso que todos colaboradores abracem essa causa.

Por isso, invista em treinamentos para os funcionários que já estão dentro da empresa possam entender e fazer parte dessa nova política, tornando, assim, um ambiente favorável para todos.

Promova a diversidade e inclusão na sua empresa – Conheça o CAMP Pinheiros

Buscando por parceiros que o ajudem a saber como promover a diversidade na sua corporação? O CAMP PInheiros atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes desde 1978.

Através de nossos programas, ajudamos mais de 1000 empresas a inserirem mais de 17 mil aprendizes (adolescentes e jovens aprendizes) no mundo do trabalho, garantindo boa formação profissional. 

Ao tornar sua empresa parceira do CAMP Pinheiros, você conta com uma entidade formadora preparada para desenvolver e dar oportunidades a jovens e adolescentes que buscam sua primeira experiência no mundo do trabalho.

Além disso, empresas parceiras do CAMP no Programa de Aprendizagem também podem apoiar mais de 10 ações sociais, entre serviços, programas e projetos. Faça parte e transforme vidas! 

Para conversar com nossa equipe e tirar dúvidas, entre em contato através do telefone (11) 3814 1402.

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.