como formalizar a contratação de aprendizes

Como formalizar a contratação de aprendizes? – Um guia prático

Descubra como formalizar a contratação de aprendizes na sua empresa e agir dentro da lei.

A contratação de aprendizes por parte das empresas é uma grande oportunidade para adolescentes, jovens e adultos (na condição de CPD) que buscam pela primeira experiência profissional. Entretanto, existe uma forma correta para que as empresas possam contratar aprendizes dentro da lei.

Por isso, separamos algumas dicas de como seu negócio pode ampliar o quadro de funcionários de forma legal.

Confira a seguir como formalizar a contratação de adolescentes e jovens aprendiz de maneira fácil e rápida.

Como formalizar a contratação de aprendizes

 

Onde encontrar adolescentes e jovens para se tornarem aprendizes?

Se sua empresa está em busca de adolescentes e jovens para compor o quadro de funcionários de forma legal, primeiramente é preciso contatar uma instituição de aprendizagem que seja regulamentada. 

Chamadas de entidades qualificadas em formação técnico-profissional, são elas que auxiliam na procura e contratação dos jovens.

O CAMPUS Talentos é uma dessas entidades autorizadas a oferecer o Programa de Aprendiz. Conheça mais aqui. 

Como formalizar a contratação de adolescentes e jovens aprendizes?

Existem dois tipos de contrato para formalizar o vínculo empregatício com aprendizes: o direto e o indireto.

O contrato direto ocorre quando a própria empresa emprega o aprendiz e assina sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Assim, o estabelecimento recebe candidatos à oportunidade e estabelece vínculo com o adolescente ou jovem aprendiz. Mas ainda é necessário que o aprendiz seja matriculado em uma entidade formadora.

No contrato indireto, quem assume a responsabilidade de empregar o adolescente ou jovem aprendiz é a entidade de formação profissional. Além disso, promove a formação teórica, prevista no programa de aprendizagem, para estes aprendizes.

como formalizar a contratação de aprendizes

 

Como escolher uma entidade formadora?

Ao escolher uma entidade que possa te ajudar em como formalizar a contratação de adolescentes ou  jovens aprendizes, fique atento para encontrar a ideal.

Aqui no CAMPUS Talentos, oferecemos cursos de desenvolvimento de jovens específicos para cada área.

Os programas devem seguir as normas do Ministério da Economia – Secretaria do Trabalho, a fim de assegurar a qualidade técnico-profissional da formação do aprendiz. Por isso, precisa atender uma série de fatores e critérios previstos na legislação brasileira, por exemplo:

  • número máximo de aprendizes por turma;
  • perfil socioeconômico do aprendiz;
  • objetivos do programa de aprendizagem;
  • temas a serem desenvolvidos;
  • estrutura do programa de aprendizagem e sua duração;
  • mecanismos de acompanhamento e avaliação realizados pelo programa;
  • mecanismos de inserção dos aprendizes no mundo do trabalho após o término do contrato de aprendizagem, ou seja, o que o programa faz para ajudar os jovens a terem um emprego.

Antes de selecionar a instituição parceira, é importante checar o Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP, um banco de dados nacional com informações sobre as entidades de formação técnico-profissional e sobre os seus cursos de aprendizagem. Acesse o site da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia para verificação.

Além disso, vale checar o CONAP – Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional – também disponível no portal do Ministério.

 

como formalizar a contratação de aprendizes

 

Como registrar o aprendiz?

Caso o adolescente ou  jovem aprendiz seja contratado diretamente pela empresa, é preciso que a instituição esteja ciente de suas responsabilidades durante o processo de contratação.

Quando a empresa contrata o aprendiz, ela é a responsável por assinar a carteira de trabalho. Entretanto, a anotação da função deverá ser precedida da palavra “aprendiz”.

 

Como contratar adolescentes ou jovens aprendizes? – Conheça o CAMPUS Talentos

O CAMPUS Talentos  atua no desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens desde 1978.

Através de nossos programas, ajudamos mais de 1000 empresas a inserirem mais de 17 mil adolescentes e jovens no mundo do trabalho, garantindo boa formação profissional. 

Ao tornar sua empresa parceira do CAMPUS Talentos, você conta com uma entidade formadora preparada para desenvolver e dar oportunidades a adolescentes e  jovens que buscam sua primeira experiência no mundo do trabalho.

Além disso, empresas parceiras do CAMPUS no Programa de Aprendizagem também apoiam mais de 10 projetos sociais. Faça parte e transforme vidas! 

Para conversar com nossa equipe e tirar dúvidas, entre em contato através do telefone (11) 3814 1402 ou pelo e-mail ou através do formulário abaixo:

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.