Descubra a sua vocação profissional e escolha o emprego certo pra você

Pensando sobre o seu lugar no mundo do trabalho? Confira as nossas dicas para saber qual área mais combina com os seus talentos.

Todas e todos os jovens e adolescentes, em algum momento da vida, fazem a pergunta “qual é a minha vocação profissional?“. E a resposta nunca é simples de encontrar, principalmente porque há muitas novas profissões surgindo, e o mundo do trabalho está em constante evolução.

Mas não precisa se preocupar! Essa é uma questão que retorna em diversos momentos da vida, e você sempre pode parar para pensar sobre ela – afinal, a nossa profissão define o que vamos fazer com boa parte do nosso tempo né? Por isso é importante escolher com calma e encontrar algo que te faça feliz. 😉

E o CAMP Pinheiros está ao seu lado neste momento de decisão. Primeiro, leia o nosso passo a passo que vai ajudar você a combinar o seu talento com o mundo profissional. Vem!

1. Descubra o que você gosta

Muitas vezes, a gente sai da escola sem estar preparado ou preparada para escolher que profissão seguir. De repente, começa uma pressão danada e uma dúvida imensa. Por isso, antes de mais nada, defina qual é o seu sonho, o que é mais a sua praia e o que você não quer fazer de jeito nenhum. 

Um bom jeito de pensar sobre isso é pesquisando: converse com pessoas próximas sobre suas profissões, pesquise em sites, leia sobre o assunto, assista a séries e filmes temáticos, experimente realizar tarefas que são comuns naquela área etc. Enfim, o importante é usar a sua criatividade e curiosidade para se descobrir.

2. Aproveite que este é o seu momento de experimentar

Se tem uma forma assertiva de conhecer uma profissão e descobrir se gosta dela é trabalhando na prática. E veja só que boa notícia: os programas de aprendizagem estão aí para acolher jovens e adolescentes em busca da primeira experiência no mundo do trabalho. É claro que não dá pra experimentar todas as profissões do mundo antes de escolher uma, mas começar a trabalhar abre caminhos para pensarmos muito além da nossa área de atuação, tendo uma visão geral de como funciona o mundo do trabalho e a chance de estar perto de profissionais de outros cargos.

3. Conheça as tendências do mercado

4. Mantenha a calma e não tome uma decisão apressada

Uma grande dica para descobrir a sua vocação profissional é ter calma. 

É preciso tempo e dedicação, além de autoconhecimento, para finalmente decidir o que fazer no mundo do trabalho. 

Continue pesquisando e reunindo informações cada vez mais valiosas sobre as áreas de atuação que chamam a sua atenção, como salário-médio, principais atividades de atuação, oportunidades de crescimento, marcas e empresas que oferecem vagas etc.

Confie: com calma e pesquisa, você vai encontrar. 

 

 

 

 

 

5. Faça testes vocacionais

O teste ou orientação vocacional é aplicado por profissionais da Psicologia, mas você também pode fazer um teste mais genérico em sites e revistas. Nessas avaliações, é realizada uma análise de características de personalidade para te ajudar a descobrir o seu talento profissional e qual carreira seguir. 

Além disso, existe o teste de aptidão, que apenas avalia a capacidade da pessoa de desenvolver determinado cargo ou função.

Realizar os dois testes é uma boa ideia para quem ainda não não se encontrou completamente na hora de escolher uma carreira. Então, procure profissionais que possam te ajudar não só a fazer essa análise mas também a se desenvolver na área com a qual mais se identifica.

6. Junte os seus interesses pessoais aos profissionais

Pensar no futuro é um ótimo guia para definir a sua vocação profissional. Tente alinhar os seus desejos pessoais com as oportunidades oferecidas pela carreira que você está pensando em seguir. 

Lembre: fazer algo que você goste e tenha interesse é sempre mais prazeroso, mas pode não ser tão funcional quando pensamos em questões financeiras. Por isso, conciliar gostos pessoais aos profissionais é fundamental para se ter o padrão de vida desejado e melhor desempenho na carreira.

7. Tenha uma experiência como Aprendiz

Na maioria das vezes, só conseguimos realmente descobrir o que gostamos de fazer quando vivenciamos experiências práticas. Então, aproveite a sua chance de entrar no mercado de trabalho por meio de um curso de Jovem Aprendiz, que é pensado para receber jovens e adolescentes em período de integração no mundo do trabalho e oferecer apoio e orientação para essas pessoas aumentarem os seus conhecimentos e se descobrirem como profissionais.

Então, procure oportunidades para Jovem Aprendiz em uma área de atuação pela qual você se interessou e faça o teste prático para saber se é isso mesmo que você quer. Independentemente da resposta, você com certeza vai evoluir muito as suas ideias e perspectivas sobre trabalhar, além de aumentar os seus conhecimentos.

E o melhor: você pode se tornar um Aprendiz com a ajuda do CAMP Pinheiros. É só se cadastrar clicando aqui.

Conheça o CAMP Pinheiros.

O CAMP Pinheiros é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1978, atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica por meio de projetos sociais e profissionalizantes, como cursos e oficinas.

Já ajudamos mais de 1000 empresas parceiras a inserir mais de 17 mil jovens e adolescentes no mundo do trabalho, garantindo uma formação de qualidade pelo Programa de Socioaprendizagem (Aprendiz).

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre a nossa história.

 

E aí, curtiu as dicas?

A gente fica por aqui torcendo para você encontrar uma profissão que combine muito com os seus talentos e te ajude a realizar os seus sonhos. Boa sorte! <3

E você, está precisando contratar jovens e adolescentes aprendizes? Preencha nosso formulário e faça parte do CAMP Pinheiros também.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.